O desafio inicial apresentado pelo cliente Greenbrier Maxion, foi criar um mascote que personificasse a essência da campanha de endomarketing GBMX Wigs, alinhada à metodologia 4DX. A sugestão inicial do cliente foi que esse mascote fosse representado por um canguru, iniciando assim a jornada criativa para dar vida a essa figura.
A escolha do canguru foi por conta de sua peculiaridade na natureza: ele carrega seus filhotes em uma espécie de bolsa que fica em sua barriga, o que ressoa simbolicamente com o segmento de vagões ferroviários, que são feitos também para carga. Esse animal foi escolhido para simbolizar a campanha como um aliado constante, um amigo para os colaboradores, pronto para oferecer suporte e compartilhar orientações sobre como seguir o método 4DX de forma eficiente.
Para transformar essa ideia em realidade, começamos com estudos detalhados e esboços do mascote. Após validação com o cliente, avançamos para a versão final em 2D. Em seguida, a equipe de produção empenhou-se para materializar o Gub, para garantir sua presença marcante em todos os eventos da gigante ferroviária.
Paralelamente, fizemos um estudo para escolha do nome utilizando estratégias de naming, apresentando várias opções ao cliente. O nome escolhido, GubMaX, foi selecionado por sua relação com a sigla GBMX da Greenbrier Maxion.
Os resultados superaram as expectativas iniciais. O Gub tornou-se um sucesso nos eventos, sendo amplamente apreciado por todos os envolvidos. Ele se consolidou como uma representação sólida e lúdica da identidade da GBMX, alcançando plenamente os objetivos inicialmente propostos ao ser adotado como símbolo representativo da campanha.